sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Mensagem Água Selvagem


A Água Selvagem, enquanto Associação dedicada à defesa dos valores e princípios da pesca lúdica e desportiva, não “morreu”, continuando a fazer todo o sentido perante a realidade deste sector em Portugal. Desde 2002, data da sua criação, a Associação tem procurado defender, de uma forma honesta e dedicada, aquilo que acredita ser partilhado por todos os interessados na defesa da pesca e dos recursos aquáticos.
O trabalho desenvolvido, muitas vezes pouco visível ou apercebido de fora, serviu para atenuar em parte, pelo menos, a vontade restritiva das autoridades, que não se apercebendo do verdadeiro impacto da pesca lúdica e de tudo o que lhe está associado, criaram uma lei desequilibrada, injusta e cheia de imperfeições, onde parece que o único intuito é a cobrança de licenças e a imposição abusiva de regras sem qualquer fundamentação.

Nos últimos tempos, foi notório que a Associação passou por uma fase de menor visibilidade e capacidade de divulgação das suas actividades. Isso traduziu-se, por exemplo, na falta de actualização da página da Internet e no diálogo com os sócios. Tal fase correspondeu a um período de mudança, com o afastamento de alguns elementos que estiveram presentes desde o primeiro momento e que agora, fruto do natural cansaço, quiseram dar o lugar a outras pessoas. Foi então necessário encontrar novas pessoas e surgiu a actual direcção que teve por principal objectivo fazer esta transição e preparar uma Assembleia-geral, a realizar brevemente, para dar um novo impulso à Associação.

Mesmo assim, a Água Selvagem não esteve inactiva e participou no “Manifesto pela Pesca Lúdica” ao mesmo tempo que continuou a tentar sensibilizar as autoridades para os defeitos da lei aqui em causa. Entre outras coisas, a Associação enviou ao Governo, por duas vezes, propostas de regulamentação da lei e teve várias audiências na Assembleia da República.

Assim, reforço mais uma vez a ideia de que a Água Selvagem não está morta. Está activa e pronta para avançar para uma nova fase da sua existência onde iremos procurar aumentar o número de associados e melhorar a interface de relacionamento com eles através da página da Internet que será actualizada, do blog que será rejuvenescido e da criação de uma newsletter que terá por objectivo divulgar ainda mais as nossas actividades. A Água Selvagem precisa de todos e está ao dispor de todos os pescadores lúdicos e outros utilizadores dos recursos hídricos portugueses.

O Presidente da Direcção

Fernando Corvelo

4 comentários:

Paulo Machado disse...

Esta Associação poderia ser representativa de todos os pescadores lúdico/desportivos... poderia ser aglutinadora dos seus anseios e aspirações...Quanto maior a actividade e a dinãmica desta Associação, menor será a importância dos pseudo-desportivos e da sua teia de interesses.

Anónimo disse...

Há quem admire o teu trabalho e dedicação em prole da pesca ludica, da defesa, nunca suficente das especies.
Eu admiro.
E quero saber mais sobre a Agua Selvagem, gostava de participar.

Carlos Fazenda , pescador e arquitecto.

Anónimo disse...

falta só dizer...

arq.carlosfazenda@gmail.com

Fernando Corvelo disse...

Meus amigos,

A Associação tem por objectivo a defesa e a preservação dos recursos,quer de água salgada quer de agua doce, no sentido de permitir a pratica da pesca ludica de uma forma sustentada no futuro, como sabem.

A adesão nunca foi elevada porque o associativismo em Portugal enferma de alguns problemas que levam as pessoas, por sistema, a afastar-se. Tudo o que dê um pouco mais de trabalho é fugir a sete pés.

Espero conseguir revitalizar a Associação e criar ali um verdadeiro espaço de defesa da pesca lúdica congregando todos os esforços das diversas realidades envolvidas na pesca.

A Associação tem uma página em www.aguaselvagem.org que está desactualizada mas tem as bases do projecto se quiserem aprofundar um pouco mais. Estamos a tentar transferir o alojamento da pagina ou mesmo fazer uma nova.

Abraço e obrigado pelas palavras de incentivo.

Pesca lúdica reconhecida pela UE

No passado dia 15 de maio o Comité das Pescas do Parlamento Europeu adoptou uma resolução convidando a Comissão Europeia a avaliar o papel ...