quarta-feira, março 26, 2008

Robalo Assado no Forno


Ingredientes:

1 robalo (limpo, descamado e com cabeça)
6 tomates médios e maduros
2 cebolas grandes
3 dl de vinho branco com um caldo de peixe dissolvido
2 dl de azeite
Sumo de 1 limão
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) de salsa picada
1 colher (sopa) de oregãos
2 folhas de louro
Sal e pimenta q.b.

Preparação:
Faça 3 cortes ligeiros em cada lombo do robalo. Numa assadeira de barro, tempere o peixe com o vinho, o caldo de peixe, o azeite, o sumo de limão, alho picado, sal e pimenta. Tape com uma película plástica e deixe a marinar no frigorífico por 2 horas. Findo este tempo, disponha por cima do robalo as cebolas às rodelas, os tomates cortados em quadrados e o louro. Salpique também com a salsa e os oregãos. Leve a assar em formo pré-aquecido a 180ºc durante cerca de 30 minutos. Vá regando com o próprio molho. Acompanhe com batatas cozidas ou com batatinha assada no próprio molho.

10 comentários:

Paulo Machado disse...

Olá Fernando,
Para além de mestre na Pesca, também és mestre na cozinha. Parabéns.
Felicidades e Sucesso...,já agora se porventura precisares de alguém para tirar a prova dos nove..., não tenhas problemas...Ok. ;)
Abraço e Boas Pescarias. ;)

xandre disse...

Eu tb quero... eu levo o vinho.

Abraço
xandre

ZeNeR disse...

Bem... Piorou.. acabo de dizer a um que andar a matar robalos de 2kg é um crime ecologico e venho para outro que dá receitas para robalos de 3kg...
Daqui a uns anos fazes as receitas é sem robalos. Estamos num pais onde os segredos de que falas no fundo do blog não podem ser revelados!
Dizeres num café que apanhas-te robalos grandes ali significa que nesse ali amanha vai haver 15 gajos a pescar robalos!!!!
Alem disso, tens de começar a pensar que o Mar não é um fundo inesgotavel..
Cada robalo grande é um produtor de robalos pequenos, se amanhares so pequenos, para o ano há mais pequenos porque o grande ainda lá está. Se amanhares os grandes, acabam-se os pequenos e não há niguem para fazer mais!!!
Pensa e pondera..

Pedro Russo Baião disse...

Amigo Zener, que mentalidade tão engraçada que o amigo tem.
Pelos vistos gosta de "pescar para dentro", e divulgar não deve fazer parte do seu dicionário.
E antes de entrar a pés juntos com comentários como o que fez à pouco, pense e pondere.
Pois tanto o amigo Fernando Corvelo como a esmagadora maioria dos verdadeiros spinnistas também libertam robalos.
E se soltar os pequenos, estes logicamente irão crescer, não?

Tiago Laurentino disse...

Amigo Zener, desculpe mas este espa�o criado por uma pessoa como � o Fernando, n�o merece que venha algu�m sem qualquer no�o do que � um Robalo, colocar aqui uma mensagem dessas devia ponderar o que escreve e sobre o que escreve.

ZeNeR disse...

Caro Pedro!
Divulgar é muito bonito mas infelizmente no pais que temos é quase um crime...
E não digo para não trazermos algumas das nossas capturas para casa. Se pagamos uma licença o mínimo que podemos exigir é trazer algum peixe para casa.
O que defendo é que não deve haver só medidas mínimas!!! Porque tal como disse, os grandes é que fazem os pequenos e os pequenos também são pescados...pode não ser o vosso caso mas é o caso da maioria dos pescadores do nosso Portugal.
No local onde pesco quase me bateram por devolver robalos de 20cm.
A grande maioria dos portugueses se consegui se, virava o mar para dentro de um cesto! E se todos pensarem que alguém há-de defender o que é de todos vamos acabar todos sem nada..
Eu faço o que acho correcto e o mínimo que posso fazer pelo desporto que pratico dês que nasci é tentar impedir que este acabe.

O Grande Buum do spining arrasou com a maioria dos locais onde pescava. Locais onde via 3 e 4 robalos com medida prosseguirem as minhas amostras! E onde se pescava vulgarmente mais que 2 robalo por dia, vulgarmente com mais de 2 kg...
Em 2 anos (dês que o Spining deu o salto para todas as capas de revista de pesca) esses locais passaram a ser autênticos desertos aquáticos.. Onde nem Robalos nem anchovas dão sinais de vida.

Eu também já cai no erro de divulgar e fiquei com os meus “galinheiros” sem vestígios de penas.. Acreditem, por cada conselho que deixam na net, ou que aparece nas revistas há uma infinidade de robalos que acabam na panela, muitos deles sem medida.

Se continuam a achar que a vossa mentalidade é que está correcta… Pois bem, continuem a fazer como até agora.. Quando for à pesca e gradar ficarei sempre de consciência tranquila de fiz a minha parte para que pudesse ter apanhado um peixe..

E só para acabar… O que escrevi não foi para ofender ninguém! Foi apenas com o intuito de chamar a atenção para os erros que temos todos (sim porque eu também já os cometi!!) feito ate agora.
Se ofendi alguém, foi sem intenção e peço desculpa… Quanto ao resto repito tudo tal como no comentário anterior..

Cumprimentos e boas pescas…

MR disse...

Eu Levo a sobremesa hehe.

Unknown disse...

Amigo Zener, percebo o seu ponto de vista, mas não concordo com ele.
Eu acredito que é na divulgação que está a chave, pois quanto mais divulgado o spinning como desporto for, maior irá ser a consciencialização de quem o pratica.
Eu acredito que mais tarde ou mais cedo, talvez quando a competição de spinning ao robalo começar (como eu França), o "no-kill" pegue a nível geral, pois o robalo irá ser encarado com um recurso desportivo e não apenas como uma iguaria para a panela.
Acredito que esse seja o futuro e a solução, mas sei que é um longo caminho a percorrer e não vai ser fácil, mas tenha em conta França por exemplo, ou outros países com outras espécies como os USA a nível do achigã. Eu sei que estamos a anos luz, mas um dia lá chegaremos, espero eu, para bem de todos aqueles que gostam de pescar!
E em relação a divulgar pesqueiros, essa é uma questão sensível, mas não podemos cair na tendência de nos "fechar-mos em copas", pois acho que isso só acaba por prejudicar o nosso desporto e não o deixa evoluir até ao nível que já se encontra noutros países.
Bem haja e cumprimentos

Unknown disse...

Fui eu que deixei a última mensagem.

Assinado: Pedro Baião

Anónimo disse...

tambem sou pescador de robalos e nao e com o que pescamos que vao acabar. mas sim com a pesca ilegal das traineiras espanholas no nosso mar.

Pesca lúdica reconhecida pela UE

No passado dia 15 de maio o Comité das Pescas do Parlamento Europeu adoptou uma resolução convidando a Comissão Europeia a avaliar o papel ...