terça-feira, janeiro 30, 2007

Animação de Amostras

A animação das amostras é uma fórmula que nos permite ultrapassar a pouca actividade predadora dos peixes, já que quando caçam e andam com fome, parece ser claro que atacam sem grandes problemas as amostras apenas com recuperações lineares. De facto quando não terão fome, os predadores atacam essencialmente por duas razões. A primeira está directamente relacionada com o seu próprio código genético que os impele a eliminar quase de forma sistemática todos os elementos da cadeia alimentar que estejam feridos, doentes ou fracos, é a própria “lei dos mais fortes” ou da selecção natural das espécies tal como foi defendido por Darwin. A segunda razão tem também a ver com esse código genético e está ligada a factores de irascibilidade. Daí que muitas vezes se comece por utilizar amostras grandes e ruidosas que produzem excitação e irritação entre as grandes presas ultrapassando os comportamentos apáticos que muitas vezes parecem ter perante as nossas amostras.

Se aceitarem um conselho, que nos foi transmitido por um amigo recente que leva muitos anos de spinning e muitos robalos apanhados, quando começamos a pescar devemos optar por recuperações regulares e rápidas para ver se o peixe ataca assim e se isso não acontecer isso diminuindo a velocidade e introduzindo algumas animações, se estiverem a pescar com long minnows ou jerkbaits. Se pescarem com amostras de superfície, comecem por um walking the dog simples e depois se não tiverem resultados vão alterando a cadência e a amplitude dos movimentos.

Qualquer animação deverá ter sempre em conta a perfeição dos movimentos realizados pela amostra, tanto ao de cima como debaixo de água e o aspecto natural que ela deve ter antes e depois da animação. Para isso nunca nos devemos esquecer que ela irá reagir ao que nós pescadores fazemos e, como tal, cabe-nos a nós adaptarmo-nos a esse comportamento. Uma regra clássica é que quanto mais uma amostra é por nós utilizada melhor acabará por ser compreendida e explorada.

2 comentários:

Anónimo disse...

Amostra que dance bem dá bons resultados.
Amigos "sulista" vamos dar musica...

Abraço
xandre

Anónimo disse...

Essa foto é um atentado ao repouso do vicío da pesca!
Abraço
JV

Pesca lúdica reconhecida pela UE

No passado dia 15 de maio o Comité das Pescas do Parlamento Europeu adoptou uma resolução convidando a Comissão Europeia a avaliar o papel ...