sexta-feira, março 14, 2008

Labrax Tour 2008

No que diz respeito ao spinning os franceses vão um bocadinho à nossa frente quer em termos de praticantes, quer em termos de desenvolvimento de materiais e de amostras, quer ainda e, muito importante, em termos associativos, com a existência de inúmeras associações locais e regionais da pesca ao robalo e sua defesa e preservação.

Este ano vai arrancar o Labrax Tour 2008, uma espécie de campeonato nacional de pesca ao robalo que mais nao faz do que agrupar um conjuntos de Opens que já têm alguma tradição em França.
Parece-me uma ideia excelente tanto mais que é defendida a todo o custo a pesca com "no kill" com a devolução à água de todos os exemplares. Os princípios fundamentais que balizam este Labrax Tour 2008 são os seguintes:
  • Promover uma pesca responsável e sustentável;
  • Valorizar a pesca desportiva e recreativa por todos os meios;
  • Promover a proteção da fauna e flora dos meios marinhos;
  • Melhorar os conhecimentos e promover a segurança no mar;
  • Criar um "Campeonato Nacional" tendo por base os resultados dos diversos encontros organizados pelas associações aderentes.

Em Portugal ainda estamos um pouco longe desta realidade, mas é altura de nos começarmos a preocupar realmente com a defesa e preservação dos nossos robalos para que possamos continuar a praticar esta modalidade apaixonante.

Para mais informações podem consultar http://www.labrax-tour.com/

1 comentário:

Paulo Machado disse...

Pois é Fernando, eu acho que os franceses não estão só um bocadinho á nossa frente...estão muito, e em quase tudo.
Talvez daqui a uns anos esta realidade seja possível em Portugal.
Para isso acontecer e haver essa mudança de mentalidades, é necessário continuares a contribuir com os teus posts neste blog, no sentido de sensibilizar os pescadores desportivos portugueses para esta outra realidade.
Tentarei também contribuir.
Um abraço ;)

Pesca lúdica reconhecida pela UE

No passado dia 15 de maio o Comité das Pescas do Parlamento Europeu adoptou uma resolução convidando a Comissão Europeia a avaliar o papel ...