terça-feira, março 23, 2010

À procura dos robalos grandes

A procura dos grandes exemplares foi o tema do meu artigo no Mundo da Pesca em Fevereiro deste ano. A ideia não era a de incitar à pesca indiscriminada dos robalos maiores mas antes a de partilhar com os leitores algumas das ideias que tenho sobre a procura dos troféus e o prazer que isso nos pode dar. Locais, técnicas e abordagens são alguns dos temas que podem encontrar no texto.



Perante a cada vez maior escassez deste predador é cada vez mais fundamental a mudança de atitude e de comportamento de todos nós que o pescamos. A preservação é cada vez mais determinante para permitir um futuro melhor em termos de recursos.
Pesquem e libertem!

3 comentários:

Pipó disse...

Olá Fernando, gostei muito do artigo que pude ler com atenção. Obrigado.
Eu temo pelo futuro do spinning porque cada vez há mais praticantes, muitos que não cumprem medidas e muito menos peixe que o habitual. Vejo também que muitos dos blogs de spinning portugueses conseguem ter pessoal com capturas porque arriscam por vezes de forma inacreditável como pude ver ao vivo há umas semanas em que vi spineiros autenticamente a nadar numa zona de corrente perigosíssima arriscando claramente a vida. Mas também percebo que os lugares mais batidos têm muito pouco peixe. Abraços e vemo-nos por aí. Pipó.

Fernando Corvelo disse...

É verdade, o futuro pode estar comprometido, não apenas para o pessoal do spinning como para todos os outros que pescam. São cometidos muitos excessos e fazem-se muitos erros. É preciso ir mudando as mentalidades. Tem de ser aos poucos. Um peixe não justifica tudo.

Abraço,

Fernando Encarnação disse...

Epa eu conheço esta foto de algum lado...

Não estou a ver quem a tirou, mas parece-me familiar...

;)

Também eu ando à procura dos grandes Robalos, mas não apanho nenhum...

Grande abraço Fernando do Fernando

;)

Pesca lúdica reconhecida pela UE

No passado dia 15 de maio o Comité das Pescas do Parlamento Europeu adoptou uma resolução convidando a Comissão Europeia a avaliar o papel ...