domingo, maio 01, 2011

Shore Jigging - Primeiras Tentativas

Considero o termo "Shore Jigging" mais uma importação da língua inglesa, como tantos outros termos que usamos na pesca.
Levado à letra quererá dizer, na minha opinião, a pratica da pesca ao "jigging" com zagaias de metal a partir da costa.
Se nessa categoria se podem incluir os famosos chivos e gaias ou se deverão ser consideradas amostras de "corrico" deixo ao critério de cada um.
Adquiri a Major Craft Zaltz de Shore Jigging com a intenção de, para além da pesca com vinis pesados, usar logicamente zagaias e casting jigs.
Encontro-me no príncipio de uma curva de aprendizagem que acho que vai ser enorme.
Lançando a distâncias a que nunca tinha pescado antes, e consequentemente chegando a sítios que para mim são novidade. Aplicando novas animações e recolhas, diferentes das usadas com as amostras rígidas mais "clássicas".

Que resultados poderei ter?

Será que poderei capturar novas espécies?
Só o tempo o dirá.
Seja como for, os primeiros resultados já foram aparecendo, e no meio deles houve um que seria um peixe fantástico mas que se decidiu desferrar e não comparecer na fotografia da praxe.
No entanto, cá vão os primeiros:

Ainda estou em fase de aquisição de assist hooks mais adequados para este tipo de zagaias (40 e 60 gramas), os que usei revelaram-se demasiado pesados e grandes, dando origem a muitas desferragens e a um baixo ratio de ataques vs capturas efectuadas.




Pequeno mas bonito. Após a fotografia, foi libertado, como todos os peixes apanhados nesta sessão entre mim, o Alexandre Alves e o nosso amigo Ricardo Marreiros.


Utilizei um triplo traseiro nas zagaias que usei, no entanto acho que não é boa ideia, e irei assim que possível substituí-los por anzóis simples, tipo Decoy Sergeant.




Termino com uma das libertações, esta feita pelo R.M.



Até à próxima experiência!







1 comentário:

Unknown disse...

já comprei alguns jigs&zagaias e tenho exprimentado, os lançamentos são alucinantes e como sou da Povoa ajuda bastante a combater o mar&vento, mas ainda sem capturas..
Excelente, afinal e possível:))
Parabéns

Pedro Araujo

Pesca lúdica reconhecida pela UE

No passado dia 15 de maio o Comité das Pescas do Parlamento Europeu adoptou uma resolução convidando a Comissão Europeia a avaliar o papel ...