domingo, outubro 07, 2012

Improved Albright Knot



Já aqui falámos sobre o Albright Knot, um nó muito usado para unir multifilamentos com leaders, podendo estes ser em fluorcarbono. Agora vou descrever o Improved Albright Knot.

Afinal o que é Improved Albright Knot?

Começando pela primeira palavra, poderemos traduzir ”Improved” como “melhoramento”. Assim, podemos encontrar modificações com cariz de gosto pessoal, por exemplo através da alteração de alguns nós ou passos destes, que acreditamos que nos trarão maior segurança.

 

A linha preta será o nosso multifilamento e a linha branca o leader.

Vamos fazer uma laçada com o leader e seguidamente passar o multifilamento pelo meio.

Entretanto, começamos a dar voltas em torno da laçada que demos com o leader, na direção oposta por onde o multifilamento entrou.
(Se recordarem o Albright Knot, começamos a dar voltas em torno da laçada que demos com o leader, em direcção ao ponto onde o multifilamento entrou.)
 
Damos entre 6 a 12 voltas
Vamos dar o mesmo número de voltas em sentido contrário.
Depois das voltas dadas, volte a e introduzir o multifilamento na zona de onde, no início da execução do nó, o fez sair.
Volto a chamar atenção, como anteriormente escrevi no post relativo ao Albright Knot, para o facto de que o que acabou de fazer foi um nó direito com um melhoramento,
efectuado através das voltas adicionadas mas neste caso deu o dobro das voltas, o que resultará num maior aperto.
Entretanto, puxe as linhas em sentido oposto, até que o nó fique bem apertado mas não se esqueça de passar saliva para não danificar as linhas.
Depois do nó apertado, cortar o sobrante.
Este é um nó fácil de fazer e com treino torna-se bastante rápido de efectuar.
Contudo, tem um inconveniente, pois aumenta o diâmetro do nó, devido a termos de fazer uma laçada com o leader, e mais uma camada de voltas de multifilamento do que no Albright Knot (não sendo estas muito significativas no aumento do diâmetro do nó devido ao baixo diâmetro do multifilamento) o que, ao passar pelos passadores, pode provocar ressaltos e algum desgaste no nó.
É um nó que uso algumas vezes.


 

3 comentários:

Manuel Oliveira disse...

É este o nó que mais vezes uso e algumas vezes no final ainda dou 2 voltas no seio. Como geralmente ao lançar o nó não passa os passadores não há problema.

Boa explicação.

Abraço

xandre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Uso este nó com a diferença exactamente ao contrário, com o mono a enrolar.

<Cumprimentos

Luis Barros

Pesca lúdica reconhecida pela UE

No passado dia 15 de maio o Comité das Pescas do Parlamento Europeu adoptou uma resolução convidando a Comissão Europeia a avaliar o papel ...