quarta-feira, janeiro 02, 2013

Canoeman Loop Knot

O nó Canoeman loop também é conhecido por Mickey Mouse loop como veremos no final da execução, pois, ao observá-lo, facilmente podemos imaginar as orelhas do nosso amigo de infância.
Este nó é muito usado na pesca com vinis quando se pretende um nadar mais solto mas também pode ser usado com amostras “duras”.
Para melhor visualização dos passos, as mãos não foram fotografadas mas, ao longo da explicação, vou dando informações relativamente à forma como se segura o conjunto.

Passa-se a linha pelo olhal do anzol.
 
Segura-se a amostra com o polegar e o indicador da mão esquerda junto à cabeça/olhal do anzol.
Fazemos uma laçada, levando a linha da frente para trás e ficando esta presa junto do olhal do anzol.


Seguidamente, voltamos a fazer uma segunda laçada, levando novamente a linha da frente para trás, de forma a ficar presa junto à primeira.
Introduzimos, então, a segunda laçada pela frente da primeira laçada.


Depois, vamos passar a ponta da linha pela frente, no meio da segunda laçada.
A ponta da linha vai ficar segura entre o nosso polegar e o indicador e devemos puxar pela parte da linha que vai para a cana, no sentido desta.


Aperta-se, sem esquecer de passar saliva.



Corta-se o excedente, deixando um pouco para alguma segurança.
Este nó, que pode parecer complicado inicialmente, torna-se muito fácil com o uso e permite capturar grandes exemplares.

 
Este texto foi publicado na revista Mundo da Pesca.




Sem comentários:

Pesca lúdica reconhecida pela UE

No passado dia 15 de maio o Comité das Pescas do Parlamento Europeu adoptou uma resolução convidando a Comissão Europeia a avaliar o papel ...