quinta-feira, julho 05, 2018

Pesca lúdica reconhecida pela UE

No passado dia 15 de maio o Comité das Pescas do Parlamento Europeu adoptou uma resolução convidando a Comissão Europeia a avaliar o papel da pesca recreativa na Política Comum de Pescas de modo a que os dois tipos de pesca, lúdica e comercial, possam ser geridos de maneira equitativa, equilibrada e durável para que, dessa forma, seja possível alcançar os objectivos desejados em matéria de sustentação dos recursos marítimos.

O relatório intitulado "Situação da Pesca Recreativa na União Europeia" foi escrito pela deputada Norica Nicolai que preside igualmente o Fórum sobre a pesca recreativa e o ambiente aquático.

O relatório contem um conjunto de mensagens e sugestões muito positivas sobre a pesca recreativa e a sua importância para a economia europeia reconhecendo que a mesma gera cerca de 10.5 milhões de euros por ano, contando apenas com a vertente da pesca no mar e que gera cerca de 100 000 empregos permanentes no espaço da União.

Estas são verdadeiramente boas notícias para todos nós que gostamos do mar e da pesca. Torna-se cada vez mais importante ter consciência de que os recursos são escassos e finitos e, como tal, devemos adoptar uma postura responsável perante a pesca...para que possamos pescar mais anos e com qualidade.

Podem consultar o relatório aqui: Relatório sobre o estado da pesca recreativa na UE

Boas pescas!

quinta-feira, junho 28, 2018

Regresso aos robalos de Verão

Por estas noites voltei a ir aos robalos...o tempo estava óptimo, sem vento e o mar apresentava
características muito propícias. Foram três noites de pesca à moda antiga com uns peixes giros e o retomar destas lides. 



O material foi o meu habitual: cana Luckycraft ESG II (2.90 com uma ação de 3-30 g) e as amostras que apanharam peixe a LC Flashminnow 110 sp, cor laser green head e a Rudra  130 sp da OSP. O carreto o meu velhinho Twin Power 4000 FC equipado com um multifilamento 0.20 e uma ponteira de fluorocarbono. 



O peixe pediu recuperações lentas e animações suaves e ferrou quase sempre muito próximo da zona de rebentação. Foram três noites com várias capturas e algumas libertações de peixe mais pequeno porque temos de preservar para ter o que pescar no futuro!

Boas pescas e vamos falando!


terça-feira, junho 26, 2018

Robalos nas Ondas volta ao ativo

O Robalos nas Ondas vai voltar ao ativo. Esteve parado uns anos mas não morreu. Irá retomar os temas relacionados com pesca do Robalo com artificiais dentro daquele que foi o espírito que levou à sua criação. Teremos novidades em breve...

terça-feira, outubro 28, 2014

Saídas de Outono

O Outono chegou de vez ao Leste de Inglaterra.
Dias mais curtos, geralmente ventosos e de temperaturas não tão agradáveis como se gostaria.
No entanto, em relação aos lúcios, é nesta altura e daqui para a frente que, segundo os locais, as probablidades de apanhar grandes exemplares aumenta considerávelmente.
A temperatura mais baixa da água dos lagos da Broadland e dos rios que ponteiam Norfolk um pouco por todo o lado favorece um aumento de actividade deste predador.
Apesar do vento forte que se tem feito sentir, nas últimas duas semanas tive oportunidade de, finalmente, realizar umas saídas de barco.
Usei tanto vinil como amostras rígidas, sendo em dias em que vimos peixe bastante activo, atacando junto à superfície, os jerkbaits foram as amostras mais eficazes.
Partilho convosco algumas fotografias.






Até à próxima, e bons lances!

Pedro Russo Baião






segunda-feira, fevereiro 24, 2014

Black Minnow...a vedeta

Da Fiish chegou-nos há algum tempo este vinil maravilhoso...sempre na minha caixa de pesca.



Espantosa acção dentro de água e irresistível para os robalos...indispensável!

Pesca lúdica reconhecida pela UE

No passado dia 15 de maio o Comité das Pescas do Parlamento Europeu adoptou uma resolução convidando a Comissão Europeia a avaliar o papel ...