quinta-feira, julho 05, 2018

Pesca lúdica reconhecida pela UE

No passado dia 15 de maio o Comité das Pescas do Parlamento Europeu adoptou uma resolução convidando a Comissão Europeia a avaliar o papel da pesca recreativa na Política Comum de Pescas de modo a que os dois tipos de pesca, lúdica e comercial, possam ser geridos de maneira equitativa, equilibrada e durável para que, dessa forma, seja possível alcançar os objectivos desejados em matéria de sustentação dos recursos marítimos.

O relatório intitulado "Situação da Pesca Recreativa na União Europeia" foi escrito pela deputada Norica Nicolai que preside igualmente o Fórum sobre a pesca recreativa e o ambiente aquático.

O relatório contem um conjunto de mensagens e sugestões muito positivas sobre a pesca recreativa e a sua importância para a economia europeia reconhecendo que a mesma gera cerca de 10.5 milhões de euros por ano, contando apenas com a vertente da pesca no mar e que gera cerca de 100 000 empregos permanentes no espaço da União.

Estas são verdadeiramente boas notícias para todos nós que gostamos do mar e da pesca. Torna-se cada vez mais importante ter consciência de que os recursos são escassos e finitos e, como tal, devemos adoptar uma postura responsável perante a pesca...para que possamos pescar mais anos e com qualidade.

Podem consultar o relatório aqui: Relatório sobre o estado da pesca recreativa na UE

Boas pescas!

quinta-feira, junho 28, 2018

Regresso aos robalos de Verão

Por estas noites voltei a ir aos robalos...o tempo estava óptimo, sem vento e o mar apresentava
características muito propícias. Foram três noites de pesca à moda antiga com uns peixes giros e o retomar destas lides. 



O material foi o meu habitual: cana Luckycraft ESG II (2.90 com uma ação de 3-30 g) e as amostras que apanharam peixe a LC Flashminnow 110 sp, cor laser green head e a Rudra  130 sp da OSP. O carreto o meu velhinho Twin Power 4000 FC equipado com um multifilamento 0.20 e uma ponteira de fluorocarbono. 



O peixe pediu recuperações lentas e animações suaves e ferrou quase sempre muito próximo da zona de rebentação. Foram três noites com várias capturas e algumas libertações de peixe mais pequeno porque temos de preservar para ter o que pescar no futuro!

Boas pescas e vamos falando!


terça-feira, junho 26, 2018

Robalos nas Ondas volta ao ativo

O Robalos nas Ondas vai voltar ao ativo. Esteve parado uns anos mas não morreu. Irá retomar os temas relacionados com pesca do Robalo com artificiais dentro daquele que foi o espírito que levou à sua criação. Teremos novidades em breve...

sábado, novembro 19, 2016

http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT83657