Depois de uma corvina de 30 e muitas gramas, :-), que o Pedro Russo teve o prazer de capturar e eu, de ver, mas da qual ainda não me chegou uma posta, quero relatar a história de um erro, a de um Robalo que explodiu no forno.
Cana Aerocast 3 partes 20-50gr, carreto Penn Atlantis 4000, linha 0,15 POWER PRO, montagem Texas, anzol 3/0, chumbo preto 3/4 oz, Fulke White Pearl da Zoom.
Depois de saber que o Fernando Viena e o Toscano tiveram sucesso com umas rabetas (pequenas corvinas), no spot da Ponte sobre o Tejo, sempre quis ir experimentar aí uns vinis. Um spot urbano dotado de Parque de estacionamento a 15 metros da água.
Várias conversas com alguns pescadores de safias e de sarguitos sem medida, que ai estavam e rápidamente percebi a unanimidade... - Aqui só dá peixe a vazar! Robalos só à noite, com camarinha com pião iluminado e a correr na vazante.
Todos os pescadores que ali estavam acharam muito esquisito ir para ali com um peixe de borracha branco com um anzol que nem o parecia e que ainda por cima estava espetado na borracha.
- Isso, aqui não deve dar nada! Sorri e fui fazer uns lançamentos entre duas canas ao fundo, dos cidadãos que estavam comodamente sentados nas suas cadeiras de praia!
Eram 10 horas, água a correr para Belém e ao terceiro lançamento ferro um Robalo muito bonito de 1, 400 Kg. Correu para a esquerda, depois para a direita, cana a bater e os cidadãos não resistiram ao vergar da cana e ao cantar do carreto e vieram pedir autografos, estou a gozar, a pedir sim, incrédulos, o nome daqueles peixes de borracha e daqueles anzóis para irem ao Cais do Sodré comprar ! Saí dali um pouco mais pesado e fui para casa. Arranjado, limpo e aprumado no forno com pedras de sal verdes de coentros, batatas, cebolas e tomate... Punha a mesa e PUM! Uma pequena explosão dentro do Forno. O Robalo explodiu!? Levei o conjunto um pouco desfeito para a mesa. Provei um pouco do lombo e estava explicado aquele peixe estava saturado de gasóleo e o sabor, imaginam!
Um erro não ter libertado o peixe que tinha acabado de atestar para ir para alto mar! :-(
1 comentário:
viva carlos!
grande novidade para mim.. nunca tal tinha ouvido, um robalo que explode! e que sabia a gasóleo!?.
mas avante, não deixa de ser mais uma preocupação para os pescadores que por ai assistiram, ainda acontece como o homem que me viu a tirar peixe, pediu-me uma borracha para comprar igual... e passado um pouco engata-a na cana de fundo e pesca ao fundo com vinil...heheheh
grande nó nessa cabeça.
1 abraço
zé
Enviar um comentário