Levado à letra quererá dizer, na minha opinião, a pratica da pesca ao "jigging" com zagaias de metal a partir da costa.
Se nessa categoria se podem incluir os famosos chivos e gaias ou se deverão ser consideradas amostras de "corrico" deixo ao critério de cada um.
Adquiri a Major Craft Zaltz de Shore Jigging com a intenção de, para além da pesca com vinis pesados, usar logicamente zagaias e casting jigs.
Encontro-me no príncipio de uma curva de aprendizagem que acho que vai ser enorme.
Lançando a distâncias a que nunca tinha pescado antes, e consequentemente chegando a sítios que para mim são novidade. Aplicando novas animações e recolhas, diferentes das usadas com as amostras rígidas mais "clássicas".
Só o tempo o dirá.
Seja como for, os primeiros resultados já foram aparecendo, e no meio deles houve um que seria um peixe fantástico mas que se decidiu desferrar e não comparecer na fotografia da praxe.
No entanto, cá vão os primeiros:
Ainda estou em fase de aquisição de assist hooks mais adequados para este tipo de zagaias (40 e 60 gramas), os que usei revelaram-se demasiado pesados e grandes, dando origem a muitas desferragens e a um baixo ratio de ataques vs capturas efectuadas.
Pequeno mas bonito. Após a fotografia, foi libertado, como todos os peixes apanhados nesta sessão entre mim, o Alexandre Alves e o nosso amigo Ricardo Marreiros.
Utilizei um triplo traseiro nas zagaias que usei, no entanto acho que não é boa ideia, e irei assim que possível substituí-los por anzóis simples, tipo Decoy Sergeant.
Termino com uma das libertações, esta feita pelo R.M.
Até à próxima experiência!
1 comentário:
já comprei alguns jigs&zagaias e tenho exprimentado, os lançamentos são alucinantes e como sou da Povoa ajuda bastante a combater o mar&vento, mas ainda sem capturas..
Excelente, afinal e possível:))
Parabéns
Pedro Araujo
Enviar um comentário